segunda-feira, 26 de abril de 2010
Características do empreendedor de sucesso.
As principais características que um empreendedor de sucesso deve possuir ou desenvolver para alcançar o sucesso são as seguintes:
- Criatividade e Inovação - ter um espírito criativo é uma das qualidades fundamentais a um empreendedor. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
- Liderança: Para um empreendedor é necessário que tenha boas capacidades de liderança. Tem de organizar, redirecionar esforços e manter a motivação dos seus colaboradores. Eles estão sob a sua coordenação e por isso tem de criar uma filosofia de trabalho, definindo objetivos e métodos, ao mesmo tempo em que programa um bom relacionamento entre a equipa de trabalho. Os empreendedores têm um senso de liderança incomum. E são respeitados e adorados por seus funcionários, pois sabem valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. Sabem que para obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes. Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não detém o melhor conhecimento.
- Curiosidade: Se quer ser um empreendedor de sucesso prepare-se para pesquisar novos caminhos, seja nas férias ou no trabalho, nas revistas ou a ver televisão. Um empreendedor necessita de estar sempre atento às oportunidades de negócio e na altura certa em que surgem no mercado. Não se canse de procurar porque pode sempre surgir um empreendimento melhor.
- Visionário: ter a visão de como será o futuro para o seu negocio e sua vida e, o mais importante: eles têm habilidade de programar seus sonhos.
- Saber tomar decisões: Eles não se sentem inseguros, sabe tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator chave para o sucesso. E mais: alem de tomar decisões, programam suas ações rapidamente.
- Fazer a diferença: Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma idéia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valos aos serviços e produtos que colocam no mercado.
- Determinados e Dinâmicos: Eles programam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade impar de “fazer acontecer”. São sempre dinâmicos e cultivam certo inconformismo diante da rotina.
- Dedicados: Eles se dedicam 24 h por dia, 7 dias por semana, ao seu negocio. Comprometem o relacionamento com amigos, com a família, e ate mesmo com a própria saúde. São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São incansáveis e loucos pelo trabalho.
- Otimistas e apaixonados pelo que fazem: Eles adoram o trabalho que realizam. E é esse amor ao que fazem o principal combustível que os mantêm cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os os melhores vendedores de seus produtos e serviços, pois sabem como ninguém, como fazê-lo. O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso.
- Possuir Relacionamentos: O empreendedor que olha o próprio umbigo e acredita que não precisa de ninguém corre sérios riscos de fracassar. Uma das principais características do empreendedor de sucesso é a sua capacidade de estabelecer relações com pessoas que podem contribuir para o seu negocio.
Conforme Dolabela (1999, p.76):
Para atingir os seus objetivos, um ponto no futuro aonde deseja chegar, o empreendedor busca pessoas que possam ajudá-lo. Tais pessoas, ao emitirem suas opiniões e transmitirem suas experiências, irão fazer com que o empreendedor tenha uma percepção mais profunda sobre o que quer. Assim, provavelmente, ele ira incorporar as contribuições a seus objetivos, alterando-os.
Os empreendedores são bem relacionados (networking), pois sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.
São independentes e constroem o próprio destino: Eles querem estar a frentes das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem ser independentes, em vez de empregados; quer criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos.
Ficam ricos: ficar rico não é o principal objetivo dos empreendedores. Eles acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso dos negócios.
São organizados: Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negocio.
Planejam, Planejam e Planejam: Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negocio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios, ate a apresentação do plano a investidores, definição das estratégias de marketing do negocio etc., sempre tendo como base a forte visão de negocio que possuem.
Possuem conhecimento: São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negocio, maior é sua chance de êxito. Esse conhecimento pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em cursos, ou mesmo de conselhos de pessoas que montaram empreendimentos semelhantes.
Assumem riscos calculados: Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.
De acordo com Degen (2009, p.18): Nem todas as pessoas têm a mesma disposição para assumir riscos. Muitas precisam de uma vida regrada, horários certos, salário garantido no fim do mês, férias anuais, e assim por diante. Esse tipo de pessoa não foi feito para ser um empreendedor que por definição, tem de assumir riscos; seu sucesso esta em sua capacidade de conviver com esses riscos e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade empresarial e é preciso aprender a administrá-los.
Autoconfiança: quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta.
Criam valor para a sociedade: Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com geração de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.
Tais características devem ser equilibradas, aplicadas com bom senso e, se possível, distribuídas também entre os parceiros ou colaboradores do empreendedor, para assim constituir um todo harmonioso. Não basta buscar oportunidade se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações. Também não adianta estabelecer metas objetivas se o empreendedor não for perseverante na sua conquista. De nada vale ser independente e autoconfiante se o empreendedor não tiver profundo comprometimento emocional com o seu negocio. O segredo esta em desenvolver todas essas características no seu conjunto, pois elas constituem a meteria-prima básica do homem de negócios, a essência do espírito empreendedor (CHIAVENATO, 2004).
Postado por:ANA PAULA FARIAS,BRUNA LISBOA,BRUNA MARTINS,CLIFTON R. LINHARES,DAIANE MATOS DE ABREU.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Definição do empreendedor de sucesso.
Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneursship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico - para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
O empreendedor não é somente um fundamento de novas empresas ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Mas ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam (CHIAVENATO, 2004).
O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios. Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas que objetivam a inovação, continuará a desempenhar um papel empreendedor.
No Brasil sempre existiu um grande senso de empreendedorismo. Todos os anos surgem inúmeras iniciativas de jovens empreendedores tentando marcar presença no mundo dos negócios. O que caracteriza um empreendedor de sucesso é uma série de características que os tornam capazes de montar um negócio de sucesso.
Inúmeros aspectos envolvem a figura do empreendedor e sua relação com a empresa, não existindo um protótipo de empreendedor ou mesmo de personalidade empreendedora.
Porém, uma forma bastante usada de focalizar as características ou traços de personalidade esperados dos empreendedores é a partir do estabelecimento de um perfil empreendedor.
De acordo com Dornelas (2001) os empreendedores são pessoas diferenciadas com características especiais, que são visionários que questionam que arriscam, que querem algo diferente, que fazem acontecer, que empreendem. São pessoas que possuem motivação singular, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.
No ambiente empresarial existe uma grande variedade de atributos envolvendo o empreendedor. Tudo depende do nível de empreendedorismo do proprietário, da natureza e amplitude do trabalho do empreendedor, do tipo de atividade do empreendimento, entre outros.
Nos estudos sobre empreendedorismo, estabelecer perfil é uma prática valorizada e disseminada, na qual geralmente os perfis são positivamente associados ao êxito dos empreendedores. Há muita concordância entre os cientistas sobre as características dos empreendedores de sucesso: traço de personalidade, atitudes e comportamentos que contribuem para alcançar o êxito nos negócios. Alguns estudos comprovam que toda pessoa é fruto de uma relação constante entre talentos e características que herdou e os vários meios que freqüentou durante a vida.
Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio em que vive a formação empreendedora pode acontecer por influencia familiar, estudo, formação e pratica.
Segundo Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
Postado por:ANA PAULA FARIAS,BRUNA LISBOA,BRUNA MARTINS,CLIFTON R. LINHARES,DAIANE MATOS DE ABREU.
Referências.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
O Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro.
Vivemos em uma sociedade massificada, onde jovens buscam por empregabilidade. O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém constante busca por novos caminhos e novas soluções, sempre amparada na identificação das necessidades das pessoas. Partindo desse pressuposto busca-se conhecer o perfil do jovem empreendedor.
O jovem empreendedor brasileiro deve possuir características fundamentais para seu sucesso, tais como: ousadia, autoconfiança, liderança, criatividade, entre outras.
Cabe a ele o papel de inovar, estar sempre em busca de novos mercados e aplicações, deve ter capacidade de analisar os fatores determinantes da extinção de seus negócios e estar apto para superar dificuldades existentes, apresentando melhores condições de sucesso.
A ausência de uma cultura empreendedora sustentável afeta a evolução e o crescimento da sociedade, preocupando governantes e a população em geral.
Não possuir uma educação formal adequada e extensa praticamente elimina as chances de o jovem conseguir uma oportunidade, e o investimento concentrado nos estudos já não garante um sucesso profissional, como outrora.
Há pouco espaço para aquele profissional altamente especializado, que apenas executa as ordens. O que as empresas querem é um profissional que tenha capacidade de trazer novas idéias. Cabe ao jovem empreendedor o papel de inovar. Um jovem empreendedor é reconhecido pela sua capacidade, ousadia, pelas suas quedas e recomeço. Em parte são influenciados pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.
O empreendedorismo, que esta em fase de desenvolvimento no país, ainda precisa enfrentar alguns desafios para conseguir crescer mais e conquistar os patamares esperados. Dentre esses desafios, o GEM 2008 (Global Entreprenership Monitor) aponta a Inovação, que parece estar longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras.
Os dados do GEM 2008 revelam que os jovens no país estão empreendendo mais. Do total de brasileiros entre os 18 e 24 anos, 15% empreende. O resultado supera, inclusive, a taxa média de empreendedorismo entre a população mais nova dos últimos sete anos, que era de 11,9%%. Atualmente, o Brasil conta com 3,82 milhões de jovens a frente dos negócios.
Entre os empreendedores brasileiros, 25% são jovens,o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial.
Muitos indivíduos não estão preparados para empreender e vêem suas empresas encerrar suas atividades e seus recursos serem desperdiçados porque parecem estar distantes do perfil do empreendedor de sucesso.
Postado por:ANA PAULA FARIAS,
BRUNA LISBOA , BRUNA MATIAS MARTINS , CLIFTON R. LINHARES , DAIANE MATOS DE ABREU.
Assinar:
Postagens (Atom)