O Curso de Administração, oferece ao mercado de trabalho um profissional dotado de aspectos imprescindíveis ao empreendedor, relacionados à ousadia, autoconfiança, liderança, criatividade, inovação, satisfação pessoal, entre outros.
A ausência de uma cultura empreendedora sustentável afeta a evolução e o crescimento da sociedade, preocupando governantes e a população em geral.
Não possuir uma educação formal adequada e extensa praticamente elimina as chances de o jovem conseguir uma oportunidade, e o investimento concentrado nos estudos já não garante um sucesso profissional, como outrora.
Há pouco espaço para aquele profissional altamente especializado, que apenas executa as ordens. O que as empresas querem é um profissional que tenha capacidade de trazer novas idéias. Cabe ao jovem empreendedor o papel de inovar. Um jovem empreendedor é reconhecido pela sua capacidade, ousadia, pelas suas quedas e recomeço. Em parte são influenciados pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.
O empreendedorismo, que esta em fase de desenvolvimento no país, ainda precisa enfrentar alguns desafios para conseguir crescer mais e conquistar os patamares esperados. Dentre esses desafios, o GEM 2008 aponta a Inovação, que parece estar longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras.
Os dados do GEM 2008 (Global Entreprenership Monitor) revelam que os jovens no país estão empreendendo mais. Do total de brasileiros entre 18 e 24 anos, 15% empreende. O resultado supera, inclusive, a taxa média de empreendedorismo entre a população mais nova dos últimos sete anos, que era de 11,9%. Atualmente, o Brasil conta com 3,82 milhões de jovens a frente de novos negócios.
Entre os empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial.
Muitos indivíduos não estão preparados para empreender e vêem suas empresas encerrar suas atividades e seus recursos serem desperdiçados porque parecem estar distantes do perfil do empreendedor de sucesso.
O propósito de administrar é identificar o dirigente que empreende atividades em micro e pequenas empresas, analisar os fatores determinantes da extinção de seus negócios, para subsidiar conhecimentos que possam auxiliar ou apresentar formas de criar melhores condições de sucesso empresarial.
Bruna Lisboa
terça-feira, 2 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante os dados da GEM, isso mostra que o jovem empreendedor de hoje é mais ousado do que no passado.
ResponderExcluir