OFERTA
DEFINIÇÃO E ANÁLISE DA LEI DA OFERTA
A lei da oferta enuncia-se assim: À medida que o preço aumenta, a quantidade oferecida pela empresa no mercado aumenta também, coeteris paribus. Mostra assim, a quantidade do bem, que os produtores / vendedores desejam vender para cada nível de preço.
Na análise de um mercado de um bem individualizado, é muito importante estudar como funciona a oferta. Para isso, é também importante saber que a procura, o preço do produto, o preço dos fatores de produção, os salários, o estado da tecnologia, a concorrência, os impostos, a região, a temperatura, entre outros, são alguns dos fatores que determinam à oferta.
Oferta de Mercado
A oferta de mercado pode ser conceituada como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Como a demanda (procura), a oferta depende de vários fatores, como: seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e da tecnologia.
A função oferta mostra uma correlação direta entre a quantidade ofertada e o nível de preços, coeteris paribus, a chamada Lei Geral da Oferta.
Curva da Oferta
A curva da oferta é a relação entre os preços de mercado e as quantidades de bens que os produtores estão dispostos a oferecer.
É uma relação crescente do preço, pois quanto mais elevado for o preço maior a quantidade oferecida.
Representação e Análise de uma Curva da Oferta
A curva da oferta do mercado é geralmente, representada por S (“Supply”). As curvas da oferta têm inclinação positiva, da esquerda para a direita. O declive positivo reflete o fato de, em curto prazo, os custos tendem a subir quando os produtores expandirem a produção.
Em resposta ao aumento de preços, a produção fica mais lucrativa e espera-se que os produtores existentes aumentem a sua produção. Este aumento de preços pode incentivar outros produtores a entrarem para a indústria.
A curva da oferta é traçada partindo do princípio de que quando preço do produto se modifica “as outras coisas” não se alteram. Os movimentos que ocorrem ao longo da curva da oferta são designados como variações da quantidade oferecida. Quando a curva da oferta se desloca como um todo se designa variação da oferta
Deslocamentos da Oferta
Embora as forças de mercado possam fazer os produtores agirem de acordo com a vontade dos consumidores, às vezes se observa justamente o oposto. Os consumidores podem ter que se adaptar a mudanças na situação dos produtores. Deste modo, o mercado é uma interação complexa, com os vendedores respondendo a vontade dos consumidores, e os consumidores, simultaneamente reagindo à disposição dos produtores.
A curva de oferta se assemelha a curva de demanda em um sentido importante: a finalidade da curva de oferta é mostrar de que maneira a quantidade ofertada muda em resposta ao preço, e apenas em resposta ao preço. Mais uma vez, se aceita a hipótese de coeteris paribus. Para traçar a curva de oferta, todos os fatores (menos o preço) que podem afetar a quantidade ofertada se mantêm constantes.
Como no caso de demanda, a oferta pode ser afetada por “outras coisas” que mudam com o tempo, produzindo deslocamentos na curva de oferta. Estas “outras coisas” incluem as seguintes:
1. O custo de insumos: Quando o preço de fertilizantes sobe, os agricultores estarão menos dispostos a produzir milho ao mesmo preço, por exemplo. A curva de oferta se deslocara à esquerda.
2. A tecnologia: Com uma melhoria importante na tecnologia, o custo de produção diminuirá. Com um custo menos por unidade, os produtores estarão dispostos a produzir mais que antes, a qualquer preço. A curva de oferta se deslocara para a direita. (Estes dois primeiros pontos enfatizam a dependência da curva de oferta aos custos de produção).
3. Condições climáticas: Este fator é especialmente importante para a produção agrícola. Uma seca provocara, por exemplo, uma queda na produção de soja (quer dizer, um deslocamento da curva de oferta à esquerda), em uma geada no Paraná pode causar uma redução na produção de café.
4. Os preços de bens relacionados: Da mesma maneira que os bens podem ser substituídos ou complementares no consumo, podem ser substituídos ou complementares na produção.
O milho e a soja, por exemplo, são substitutos na produção. Com um aumento no preço do milho, os agricultores serão incentivados a reduzir o plantio da soja e aumentar o de milho. A quantidade de soja que estão dispostos a oferecer a um determinado preço diminuirá; a curva de oferta de feijão-soja se deslocará para a esquerda.
A carne e o couro são complementares, ou produtos conjuntos. Quando o abate de gado aumenta em resposta a uma demanda maior de carne, a produção de carne levara a um deslocamento da curva de oferta de couro crua para a direita.
A resposta a Um Deslocamento na Curva de Oferta
Com a finalidade de vermos como os consumidores reagem a mudanças na situação dos produtores, suponha que uma geada no Paraná destrói boa parte dos cafezais. Obviamente, a quantidade de café disponível para a venda se reduz. A curva de oferta de café se desloca para a esquerda, como gráfico 1.1. Com menos café disponível, a cotação do produto começa a subir. O novo equilíbrio (ponto G2) corresponde a um preço mais alto e a uma quantidade menos de café.
Como os consumidores reagirão a esta mudança na oferta? Com a majoração do preço, os consumidores serão desincentivados a comprar café. Alguns consumidores serão mais ou menos indiferentes entre uma xícara de chá ou uma de café e começarão a tomar mais chá quando o preço do café; eles eliminam o café das refeições ou compram café apenas em ocasiões especiais. Em vista da quantidade limitada nem todos os que gostam de café podem continuar a tomá-lo como antes. Os indivíduos dispostos e capazes de pagar o preço alto recebem café; os que não têm dinheiro ou vontade de pagar o alto preço, não tomam café.
Assim, a majoração do preço atua no sentido de alocar a oferta limitada entre os consumidores. O café é entregue apenas a seus compradores, que pagam um preço alto e tem uma renda que lhes permiti satisfazer esta vontade.
A Função da Oferta nas Empresas e na Comunidade
As empresas trabalham em comunidade, que possuem os seus valores, legais, éticos, sócio-culturais, e político. Por outro lado, as empresas estabelecem relações envolvendo pessoas e instituições, clientes e fornecedores.
Cada empresa tenta maximizar os lucros e tirar o maior proveito das condições dominantes no mercado.
As empresas podem ser afetadas por fatores ambientais que atuam sobre as empresas impondo-lhe restrições à sua atuação e pressionando à mudança. Podem-se destacar cinco fatores ambientais: fatores de ordem física, fatores de ordem social, fatores de informação e tecnologia, fatores de ordem política e fatores morais. Para além dos fatores ambientais, as empresas podem ainda ser afetadas por fatores econômicos, (taxas de juro, nível de vida da população e inflação), legais, (impostos e contribuir para segurança dos trabalhadores) e sócio-culturais.
REFERÊNCIAS
MARQUES, Luis Carlos Lourenço; FERREIRA, Messias Manuel Pereira; SEABRA, Márcia Filipa Figueiredo. Os fundamentos da Oferta. Disponível em: < http://www.prof.santana-e-silva.pt/economiaegestao/trabalhos0607word/fundamentais.pdf.> Acesso em: 16 out. 2009.
CÉSAR, Rogério. Teoria da Demanda e Oferta. Disponível em: < http://www.neema.ufc.br/epi Cap31demandaoferta. Ppt >.Acesso em: 14 out. de 2009.
POSTADO POR:ANA PAULA FARIAS
BRUNA LISBOA
BRUNA MATIAS
DAIANE ABREU
FÁBIO MAIA
HELITON LENON
EDUARDO BRAGA
quarta-feira, 31 de março de 2010
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