quarta-feira, 7 de abril de 2010
O Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro.
Vivemos em uma sociedade massificada, onde jovens buscam por empregabilidade. O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador, através do qual mantém constante busca por novos caminhos e novas soluções, sempre amparada na identificação das necessidades das pessoas. Partindo desse pressuposto busca-se conhecer o perfil do jovem empreendedor.
O jovem empreendedor brasileiro deve possuir características fundamentais para seu sucesso, tais como: ousadia, autoconfiança, liderança, criatividade, entre outras.
Cabe a ele o papel de inovar, estar sempre em busca de novos mercados e aplicações, deve ter capacidade de analisar os fatores determinantes da extinção de seus negócios e estar apto para superar dificuldades existentes, apresentando melhores condições de sucesso.
A ausência de uma cultura empreendedora sustentável afeta a evolução e o crescimento da sociedade, preocupando governantes e a população em geral.
Não possuir uma educação formal adequada e extensa praticamente elimina as chances de o jovem conseguir uma oportunidade, e o investimento concentrado nos estudos já não garante um sucesso profissional, como outrora.
Há pouco espaço para aquele profissional altamente especializado, que apenas executa as ordens. O que as empresas querem é um profissional que tenha capacidade de trazer novas idéias. Cabe ao jovem empreendedor o papel de inovar. Um jovem empreendedor é reconhecido pela sua capacidade, ousadia, pelas suas quedas e recomeço. Em parte são influenciados pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.
O empreendedorismo, que esta em fase de desenvolvimento no país, ainda precisa enfrentar alguns desafios para conseguir crescer mais e conquistar os patamares esperados. Dentre esses desafios, o GEM 2008 (Global Entreprenership Monitor) aponta a Inovação, que parece estar longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras.
Os dados do GEM 2008 revelam que os jovens no país estão empreendendo mais. Do total de brasileiros entre os 18 e 24 anos, 15% empreende. O resultado supera, inclusive, a taxa média de empreendedorismo entre a população mais nova dos últimos sete anos, que era de 11,9%%. Atualmente, o Brasil conta com 3,82 milhões de jovens a frente dos negócios.
Entre os empreendedores brasileiros, 25% são jovens,o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial.
Muitos indivíduos não estão preparados para empreender e vêem suas empresas encerrar suas atividades e seus recursos serem desperdiçados porque parecem estar distantes do perfil do empreendedor de sucesso.
Postado por:ANA PAULA FARIAS,
BRUNA LISBOA , BRUNA MATIAS MARTINS , CLIFTON R. LINHARES , DAIANE MATOS DE ABREU.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário