quarta-feira, 5 de maio de 2010

A CAPACIDADE DO JOVEM EMPREENDEDOR EM SUPERAR DIFICULDADES




Conquistar espaço no mercado de trabalho não é tarefa fácil para boa parcela da população, principalmente para os jovens.
Ao falar-se em formação profissional, devem-se enfocar as novas demandas que emergem na sociedade atual. Para isso, um dos pontos de destaque é justamente rever e dimensionar as relações entre o sistema de formação profissional e o sistema educacional, o que nos remete a compreender de que modo tem-se pensado a formação dos novos profissionais.
É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua atuação frente às necessidades e demandas do mercado. A sua razão de ser, sua própria visualização no futuro, a definição de seus valores, de seus objetivos e a consolidação de um plano de trabalho composto por ações operacionais deve fazer parte da estratégia para a promoção de seu crescimento e êxito.
Segundo Bernhoeft (1996, p. 128):

Todo empreendedor é uma pessoa que mobiliza forças e pessoas. Continuar fazendo isso mesmo na sua ausência ou no processo de afastamento não é fácil. Seu envolvimento com a própria atividade muitas vezes dificulta sua continuidade. A partir de certo momento ele será muito mais que um ideólogo do que um mero executor, desprendimento que não significa simplesmente abrir mão do poder. Significa entender simplesmente abrir mão do poder. Significa entender que uma nova forma de exercício do poder deve ser encontrada. Este se situa muito mais no campo das idéias do que na ação. A ação foi a geradora do empreendimento. Sua continuidade torna-se um desafio que requer características e habilidades diferentes.

Um empreendedor está sempre atento e é capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades que o mercado oferece. Esteja constantemente alerta para identificar, criar e aproveitar as novas oportunidades que se apresenta a todo o momento e em qualquer lugar. Preste atenção àquilo que os outros não viram e sobre o que você pode atuar de forma eficaz, rápida e lucrativa. Saiba arriscar conscientemente, sabendo o que está fazendo, de maneira planejada e calculada. Isto significa ter certa segurança para enfrentar desafios, gerar coragem para ousar na execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, com base naquilo que você conhece e em sua autodeterminação.


Referências:

BERNHOEFT, Renato. Como tornar-se empreendedor em qualquer idade. São Paulo: Nobel, 1996.

Postado por:ANA PAULA FARIAS,BRUNA LISBOA,BRUNA MARTINS,CLIFTON R. LINHARES,DAIANE MATOS DE ABREU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário